Resenha: O Silêncio das Montanhas

Nome: O Silêncio das Montanhas
Autor: Khaled Hosseini 
Páginas: 350
Editora: Globo

O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações.


O escritor Khaled Hosseini é um achado, a fluidez com que consegue contar uma história e a simplicidade com que passa as mais profundas mensagens na mesma são apenas umas das inúmeras qualidades do escritor, mas que permitem que suas obras sejam acessíveis a qualquer um, sem se deixar cair no pedantismo que essa pretensão pode estabelecer. Depois do emocionante O Caçador de Pipas e do elogiado Cidade do sol, o escritor Best Seller nos presenteia com algo diferente, mais maduro, e, novamente, emocionante. O Silêncio das montanhas, com sua montanha russa de emoções para com seus personagens, é um deleite melancólico para o leitor e uma obra válida por suas variações, que sobrepõem constantemente todo cenário ou personagem, dando lugar a sutis, porém significativas, emoções.


Seria errado estabelecer a obra como apenas um enredo, assim como também o seria julgá-la como somente uma antologia de contos, ela gravita entre esses dois meios, desalinhando seus personagens e alinhando o que une suas histórias, a linha central, por assim dizer. Acompanhamos nas primeiras páginas um começo comum das obras do escritor: um menino afegão, Abdullah, nos apresenta sua vida e as pessoas presentes na mesma, não deixando de nos influenciar com suas opiniões infantis, mas também por outras, não raras, muito maduras e importantes para estabelecer o esqueleto da obra. Quando fecha-se o capítulo, esperamos, sufocados, ler o que será desse menino que acompanhamos por alguma páginas, mas a resposta não vem tão pura ou rapidamente: acompanhamos no resto da obra toda a trajetória dos presentes na vida de Abdullah, os que foram apenas citados para atingir meios no primeiro capítulo, são aprofundados e, com a mesma ansiedade e apego com o qual lemos sobre Abdullah, acompanhamos também os caminhos, escolhas, defeitos e qualidades desses personagens não menos importantes. Edifica-se, assim, uma miscelânea de mensagens, que juntas ,trazem até a última página, de volta ao nosso “Adão” Abdullah, uma carga poderosa de emoção, típica desse magistral autor.



"...Ela era como a poeira que se agarrou à camisa dele. Ela estava como os silêncios que se tornaram tão freqüentes na casa, o silêncio que brotou entre suas palavras, às vezes frio e vazio, às vezes grávida com as coisas que foram ditas, como uma nuvem que se encheu com a chuva que não caiu."




O Silêncio das montanhas não é um livro para digerir por completo de uma vez só, já aviso, sua sutilidade está nos detalhes e no que o leitor há de perceber no começo, meio ou fim, da caminhada que todos os numerosos personagens que constituem a obra trilham. Uma viagem de 3ª classe à psique humana, com todas as suas decepções e expectativas, mas também felicidade e aceitação, que nós, pessoas, podemos causar, seja por capricho, feitio ou necessidade, mas sempre, seja bom ou mal, por sermos humanos.

      



Avaliação geral: 4/5



4 Comentários

4 Comentários:

  1. O livro é fantástico, emocionante... Amo esse autor.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Eu baixei o Kobo pro meu celular e veio alguns capítulos desse livro de graça. Comecei a ler e agora preciso comprar a versão completa :)
    Te indiquei pra uma tag Ri. Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Fiquei tentada a ler o livro, me parece muito interessante!

    Beijão,
    enfimepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...