Resenha: O Nome do Vento - Patrick Rothfuss

A Crônica do Matador do Rei - Livro 1
Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Sextante (minha edição é da Arqueiro)
Ano: 2009
Páginas: 656
Gênero: Aventura/fantasia
Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios responsáveis por um episódio trágico em sua vida. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança. - Skoob

Vejam também a vídeo-resenha.

Eu escolho cuidadosamente os livros que vou comprar, então dificilmente eu me decepciono. Com este não foi diferente porque O Nome do Vento é um livro fantástico. Como uma amante de livros de fantasia e aventura, esse foi perfeito pra mim. Não sei se essa resenha vai realmente passar o quanto eu me apaixonei por ele.

Nessa história temos Kote, um homem aparentemente comum que é dono de uma hospedaria. Um dia, um cronista aparece dizendo que estava procurando o lendário Kvothe para registrar sua verdadeira história, livre de boatos, vinda da boca do próprio Kvothe. Com certa relutância, Kote concorda com ele e diz que contará sua verdadeira história, mas que precisaria de três dias. O Nome do Vento é o primeiro dia.

As lendas que giram em torno de Kvothe falam mais de um assassino do que de um herói, embora ninguém tenha sabido realmente quem era Kvothe. Ele sempre foi um mistério para todos. No primeiro dia nós acompanhamos a infância e parte da adolescência dele, desde quando ele ainda fazia parte da trupe (uma espécie de povo circense), até quando ele teve que se virar nas ruas e depois conseguir entrar na Universidade para se tornar um arcanista e aprender a arte de nomear as coisas, além de obter informações sobre o Chandriano - que é aparentemente o vilão da história, mas não faz muitas aparições nesse e eu não vou falar porque ele quer informações sobre ele, pra quem quer ter uma surpresinha :D

Aqui nós temos um universo alternativo incrível que não é aquele estilo "baseado na Inglaterra antiga". Eu não vi como um lugar medieval, visto que parece ser bem mais avançado e tem algumas tecnologias (mesmo que sejam tecnologias mágicas). Na Universidade é que nós vemos muita magia acontecendo, mas o que eu achei muito interessante é que não é magia de varinhas e palavras mágicas, é bem mais lógico. Sabe aquela história de que só conseguimos usar 10% do potencial do nosso cérebro? É como se quem aprendesse magia adquirisse o poder de aumentar essa porcentagem (essa comparação é minha, não fala nada disso no livro).

Kvothe é um personagem maravilhoso. Ele é muito inteligente desde cedo, aprendendo coisas mais rápido do que outras pessoas, mas passou por muitas coisas realmente terríveis nas ruas, chegando a apanhar muito, ter que roubar pra sobreviver, uma coisa de louco. Na Universidade ele consegue mostrar seu potencial, tendo muita sorte às vezes e muito azar em outras, fazendo amigos e inimigos. A única coisa que me incomodou era o modo como ele se safava de um modo dramático toda vez que ele fazia alguma coisa errada. Ele recebia punições, mas conseguia levar os professores na lábia muito fácil, às vezes. 

A escrita de Patrick é descontraída, o que faz você devorar o livro. A história flui num ritmo gostoso e quando menos se espera muitas paginas já se foram. Entretanto, achei que ele descreveu alguns personagens de uma forma muito superficial, ficando difícil visualizá-los algumas vezes. Também senti falta de um certo atrito entre Kvothe e os amigos, afinal, nas amizades nem tudo são sempre flores. 

O Nome do Vento é mais uma introdução para a verdadeira história, um alicerce, algo que o próprio Kote diz no final. Aparentemente os lados mais sombrios de sua vida ainda estavam por vir. Estou extremamente ansiosa para ler O Temor do Sábio apesar de que não estou com tanta pressa, já que Rothfuss ainda nem começou a escrever o terceiro e último livro.




Pela originalidade, especialmente se tratando dos termos: magia e heróis.


Mariana



18 Comentários

18 Comentários:

  1. Sempre tive vontade de ler esse livro pela capa; pela história. mas o preço dele sempre me faz comprar outros no lugar :S

    beijo da Mari
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, mas parece interessante.

    Beijos :)

    Camila- Ninho de Fogo

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    É a primeira vez que venho por aqui. Gostei muito do seu blog e da sua resenha, que aliás, é de um livro que estou querendo ler a bastante tempo.

    Grande abraço,
    Asas Literárias.

    ResponderExcluir
  4. Bem, deixa eu ver se entendi... eles pensam tipo 'pedra, levante' e a pedra levanta? kkkkk. Essas histórias com magia envolvida me deixam um pouco triste porque nunca vou poder fazer :/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! Interessante a história e a capa está maravilhosa! Gostei bastante. Não conhecia o livro, e espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Bruna Alves

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro muito bom... a história é bastante interessante..
    A capa é linda.
    Adoro livros de aventura e fantasia.
    Quero muito ler "O nome do vento"

    ResponderExcluir
  7. Nao conhecia esse livro mas achei muito interessante a historia.:)

    ResponderExcluir
  8. Uau adorei a resenha esse livro parece ser muito interessante principalmente pelo fato de que envolve esse mistério de quem é o vilão e o heroi, adoro um mistério tenho certeza de que é um livro muito bom e de que vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  9. Otimo! Adorei o que vc escreveu.
    Fiquei mais animada ainda pra ler.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, mas adorei a história, sua resenha está ótima tambem e nos leva a ter mais vontade ainda de ler...

    Vou colocar o livro na lista, pelo que eu entendi sao tres dias, sendo que esse só fala do primeiro dia?

    Entao vai ter mais dois? É isso?

    ResponderExcluir
  11. Nossa, adorei a resenha do livro!
    Parece ser um livro muito interessante.

    ResponderExcluir
  12. Sempre quis ler esse livro! Mas o preço e o tamanho dele não ajudam muito a minha vontade...
    Tenho uma amiga que leu e não gostou tanto assim do livro. Ela disse que o Kvothe é muito legal mesmo, e a história também. Mas achou que o livro tem muitas partes em que a leitura não desenrola direito, e acaba ficando muito monótono...
    Não sei se algum dia lerei a série, espero que sim...

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. nossa não conhecia esse livro, mas realmente ele é super muito bonita a resenha eu amei !

    ResponderExcluir
  14. Conheci o livro pela sua resenha e me animou bastante que a história seja original. Entrou pra minha listinha esse livro!!!

    ResponderExcluir
  15. EEEEEEEEEu fiquei mega interessada quando eu vi que o livro tinha 600 páginas. kkkkkkkkkkkk! A capa tá ótima, eu adoro mesmo livros de fantasia.
    Beijos,
    Fernanda,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus, gente eu não vi os comentários!
    Só pra esclarecer, uma coisa que o Juan Florêncio disse, esse blog não é meu, gente, é do Rian! Eu só posto minhas resenhas aqui, meu blog é o Corujinha Leitora, o link está no fim do post.

    Fico muito feliz que tenham gostado da resenha, é um livro maravilhoso. São três livros e eu não achei monótono, é só o estilo da escrita. A Guerra dos Tronos é bem mais monótono que ele rsrs. E não, a magia não funciona como "pedra, levante-se" HAHAHAHA Morri com isso KKKKK. É bem difícil praticar magia nesse livro.

    Desculpem a demora em responder..
    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  17. Primeira vez que vejo este livro e leio uma resenha sobre ele. Achei o livro bem interessante e fiquei super curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  18. Não gostei,não é o tipo de livro que me prende.Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...