Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

Os Instrumentos Mortais - Livro 1.
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2010
Páginas: 462
Gênero: Fantasia juvenil 
Nota: 5 / 5 
Vídeo-resenha
Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores de Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. - Skoob


Eu li esse livro em dois dias. Um, se você contar que comecei a ler dia 25 de Dezembro à tarde e terminei dia 26 à tarde também. E eu tenho a audácia de dizer que esse foi o melhor livro YA (Young Adult) que eu já li na vida. Sério, eu enchi o saco de muita gente. Eu queria ter alguém para dar meus ataques de fangirl porque eu estava completamente histérica e eufórica com a história hahaha. Esse livro tinha tudo que eu gostava de ler! 

Tem todo tipo de seres sobrenaturais (vampiros, lobisomens, fadas, magos, inúmeros demônios), muita ação mesmo, uma narrativa empolgante, personagens ótimos e bem construídos, sociedades secretas. E claro: um romance que eu simplesmente amei! Não ocupava tanto espaço (de modo que não ficou enjoativo e deixou um gostinho de quero mais), mas também não foi seco e sem graça. Eu simplesmente adorei ver o casal brigando demais e depois se aproximando aos pouquinhos <3

Os acontecimentos do começo, apesar de muito empolgantes e divertidos, pareceram atrasar o desenvolvimento da história. Li isso em algumas resenhas antes de começar a ler, concordei e decidi enfatizar. Fica difícil entender realmente qual era a grande trama da saga, o que me deixou um pouco impaciente, mas nada disso importou porque não era chato - muito pelo contrário. Mas depois que passa essa fase introdutória do Mundo das Sombras e é revelado quais são os reais problemas que eles terão que enfrentar, o que já era bom fica muito melhor. Tem muita correria, lutas, revelações, brigas, discordâncias, amor, ódio. Raramente eles ficam parados, sempre tem alguma coisa acontecendo.

Todos os personagens me encantaram. A narração super empolgante é em terceira pessoa, pelos olhos de Clary (algumas vezes temos o ponto de vista de outra pessoas também, mas a maior parte é ela), que eu achei uma excelente protagonista feminina. Como ela não sabia nada sobre o mundo de monstros e Caçadores eu imaginava que ela seria ou chorona demais ou então uma daquelas que aprendem tudo milagrosamente rápido e ficam ainda melhores que os experientes (aff, odeio quando isso acontece). Com ela não foi nem um nem outro. Clary é corajosa até certo ponto, apavorada na medida certa e talentosa de um jeito limitado - foi tudo muito bem dosado. Se você gosta de garotos sarcásticos e bad boys (como eu rs), vai adorar o Jace, que na minha opinião foi o mais bem trabalhado. Mas, se você também gosta de caras mais fofos e engraçados vai gostar do Simon. Alec e Isabelle também são ótimos. Cada um tem seu espaço, então você tem muitos personagens diferentes para se apaixonar.  

Cidade dos Ossos me surpreendeu em todos os sentidos. Já o peguei diversas vezes na livraria, li a sinopse e não tinha me interessado. O que me fez realmente querer ler foi o trailer do filme. Imediatamente pedi de Natal, sabia que ia gostar. E não deu outra, eu simplesmente não conseguia largar! Se eu quisesse fazer alguma outra coisa durante o dia tinha que fazer antes de pegar o livro, porque quando eu pegava só largava porque já eram 4h da manhã e eu estava quase dormindo em cima dele.

Não consegui achar semelhanças com Harry Potter (a autora escrevia fanfics de HP), como muita gente disse que viu de cara. Bom, achei, mas só porque eu fiquei procurando e eram coisas muito presentes em histórias sobrenaturais. 

Ah, acredite, o final é super chocante ;D

Mariana

15 Comentários

15 Comentários:

  1. Quando vi que tinha sido postada a resenha de Cidade dos Ossos, vim logo comentar! Vejo que, assim como eu, você gostou do livro. Gostou não, melhor: amou. Cassandra Clare é, sem dúvidas nenhuma, a minha escritora favorita. A coleção Os Instrumentos Mortais se tornou minha favorita dentre todas que já li (sim, tenho que admitir que levei tempo para chegar a essa decisão, mas depois de ler Cidade dos Anjos Caídos, não tive escolha). Falo desse livro para todos, e durante o tempo que fiquei lendo, assim como você, enchi o saco de todos que me cumprimentavam com as histórias de Jace e Clary. Cassandra melhora a cada livro de uma forma incrível, e até mesmo eu, que não gosto de histórias de época, me deliciei com o primeiro volume da série As Peças Infernais (Anjo Mecânico), escrita pela mesma. Li o livro em menos de 2 dias, perdendo a noção do tempo e da hora enquanto mergulhava de cabeça na história sobrenatural criada pela autora.
    Excelente resenha!
    Beijos, Bruna Alves.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna! Nem tenho como explicar meu amor por essa série. Está abaixo somente de Harry Potter e isso quer dizer muita coisa HAHAHA. Estou lendo Anjo Mecânico agora e simplesmente amando HAHAHA.

    Muito obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou querendo essa série desde o ano passado! Infelizmente não sei quando poderei comprar o primeiro livro :/
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oks...

    Essa foi a resenha mais empolgada desse livro que eu já li kkkkkkkk

    Adorei!!!

    Eu estou louca pra ler essa série, eu sei que vou adorar, mas o problema é que eu não gosto de esperar o lançamento do próximo entende?

    Mas eu to doida pra ler!!

    ResponderExcluir
  5. muito interessante a capa , me deixou curiosa a capa esta bem bonita, parabens pela resenha

    ResponderExcluir
  6. Deve ser porque eu fiquei um pouco obcecada pela série, suponho kkkkkkkkkkkk

    Bom, o último livro da série sai ano que vem nos EUA (tão deprimente falar isso em janeiro hahaha) e ainda tem As Peças Infernais, que é um prequel (é isso mesmo?), que acontece antes de Instrumentos Mortais, mas foi escrito depois.

    ResponderExcluir
  7. Ah eu sou louca pra ler esse livro, desde de quando eu vi a capa na promoção de um blog, ainda não o li , mas espero poder ler logo, pois já não estou me aguentando de curiosidade ainda mais com essa resenha maravilhosa fazendo minha necessidade de ler aumentar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  8. Sabe, tem tanta gente lendo essa série 'Instrumentos mortais' que eu me recuso a ler, sério rsrsrs. Quando passar essa febre, talvez eu pense em ler. Foi assim com Harry Potter, pelo menos rs.

    ResponderExcluir
  9. Até agora só li um livro da Cassandra, mas tenho muita vontade de ler está serie! Essas capas são lindas e as histórias da autora são inteligentes e com seus finais surpreendente.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Parece uma série bem bacana.
    Gostei bastante da resenha.
    Estou te seguindo e te convido a me fazer uma visita.
    http://vergostarler.blogspot.com.br/
    Bjos
    Lu

    ResponderExcluir
  11. "Sabe, tem tanta gente lendo essa série 'Instrumentos mortais' que eu me recuso a ler, sério" O que tem a ver uma coisa com a outra? Muita gente está lendo agora por causa do filme que vai sair esse ano. O trailer chamou a atenção de muita gente, inclusive a minha e os livros são muito bons. É bobagem deixar de ler um livro só porque todo mundo está lendo.

    ResponderExcluir
  12. Corajosa essa Claire,adorei a resenha e fiquei ansiosa pela leitura.Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ah, faz tempos que eu quero ler esse livro...
    Sempre quando vejo uma resenha sobre ele me dá ainda mais vontade de ler... =)

    ResponderExcluir
  14. Ai eu li esse livro, adorei toda a narrativa, mas odeio o final ;/
    achei horrivel kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas vou continuar a ler a série
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Fernanda, o final é tenso, mas tente não se desesperar por causa dele haha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...