Resenha: Em Chamas - Suzanne Collins

Autor: Suzanne Collins
Ano: 2011
Nº de Páginas: 413
Gênero: Distopia/ Jovem Adulto
Editora: Rocco
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle. - Skoob.

O BOM: O aprofundamento no tema de rebeliões, a ação, a história em geral.
O RUIM: A virada na personalidade da Katniss e o romance fraco no começo.

Demorei um bom tempo para lê-lo, não porque estava ruim, nada disso, mas eu o estava utilizando como forma de escape quando eu achava que A Guerra dos Tronos estava cansativo. Sem falar que eu estava gostando tanto que eu não queria terminar de ler.

Resenha extensa, eu sei, mas eu me empolguei, hihi. Eu fiz uma vídeo-resenha também (caso você fique com preguiça de ler isso tudo) e o que falo aqui é praticamente o mesmo que falo lá. Mas eu acho bacana vocês lerem e verem para dar uma dinâmica legal :D

Acho que nem precisava dizer, mas já aviso que esta resenha contem spoilers de Jogos Vorazes, pois preciso citar acontecimentos do primeiro para poder formar a resenha.

A primeira dica que dou para você que só leu Jogos Vorazes, nem pegou no Em Chamas e não gosta de spoiler de jeito nenhum é: não leia a sinopse que está na orelha do livro. O finalzinho dela tem um pequenino spoiler que eu não gostei de ler. Era pra ser o grande mistério do livro, só é revelado na metade, e era para ter um grande impacto... que para mim foi por água abaixo porque eu já havia lido na sinopse. Claro que se você não se importa em saber alguma coisinha, não haverá nenhum problema. Obs.: Essa sinopse usada na resenha é a mesma da orelha do livro, mas eu retirei o que considerei ser o spoiler.

O livro começa onde o anterior terminou. Katniss e Peeta, orientados por Haymitch  continuam seu romance fingido ara as câmeras. Agora é mais importante do que nunca que eles convençam Panem de que estão realmente apaixonados um pelo outro. Mas... e quanto ao Gale?

Quando terminei de ler Jogos Vorazes o triângulo amoroso que se formou me deixou tão ansiosa para o segundo que eu mal me contive. Eu criei muitas expectativas em volta da Katniss que em sua estratégia acabou convencendo até mesmo Peeta de que estava apaixonada por ele. E Peeta que realmente se apaixonou. E Gale que é o melhor amigo. Esse triângulo tinha te tudo para ser perfeito. Mas não foi.

A Katniss fica metade do livro se remoendo sobre Peeta e Gale, mas quase nada acontece. Ela pensa, pensa, pensa, o tempo inteiro com qual deve ficar. O triângulo fica só nisso. Gale quase (eu disse quase) não aparece! E de repente Peeta e Katniss, quando não estão fingindo para a câmera, ficaram uma breguice só. Me lembrou muito Crepúsculo, essa parte do romance.

Maaaaaas o romance foi a única coisa que me incomodou MESMO, acho que porque eu criei muitas expectativas em cima dele. Suzanne Collins, romance não e sua área.

Agora que desenterrei isso que estava gritando dentro de mim vamos aos aspectos positivos, que são muitos e eu não posso falar tando deles porque senão faço spoiler.

A temática da série ganha um peso muito maior neste volume. Dá pra sentir a tensão das revoltas, de como tudo foge do controle, não só da Capital, mas dos próprios personagens. Quase tudo que eles planejam dá errado, a ação arranca adrenalina. A arena é simplesmente fantástica! Não vou revelar muita coisa sobre o significado dessa arena, pra você que não quer saber de nada antes de começar a ler, mas ela é muito, muito melhor que a primeira. Tem uma lógica incrível por trás dela.

Os personagens novos também não ficam para trás, principalmente se tratando do Finnick (meninas vão entender quando lerem). É impossível não gostar dele! Também vemos um outro lado de Haymitch e eu comecei a gostar muito mais dele. Agora a Katniss ficou sem graça. Aquela força que ela tinha no primeiro, de levar uma vida difícil e conseguir superar as dificuldades, o fato de ela não depender de ninguém... vai tudo embora. No começo ela precisa de alguém até mesmo para espantar seus pesadelos. Tudo bem que ela passou por uma grande provação, mas eu não gostei dessa mudança radical. Mas, de novo, é só no começo, depois ela volta a ficar legal.

Também não gostei muito do modo como as explicações foram dadas no final. Foi tudo jogado lá, como se a escritora tivesse cansado de escrever e estivesse com preguiça de fazer um draminha para as revelações. Nas 8 últimas páginas ela explica tudo que tinha ficado no ar durante o livro inteiro. Acho que poderia ter tido uma coisa mais elaborada aí.

Por fim, a Editora Rocco está de parabéns por não ter mudado o estilo do livro original. Não encontrei nenhum erro enquanto lia e também não achei nenhuma frase estranha que pudesse ter tido algum problema para a tradução.

A Esperança que me aguarde.

4,5
História fascinante, mas romance enjoativo no começo.


8 Comentários

8 Comentários:

  1. Concordo com você, o romance do livro realmente é ruim, mas acho que o foco dessa série não era para ser o romance e sim a ação e a critica social que o livro faz. Ele é o meu preferido da série, tem mais ação e a arena é muito bacana. E também acho que o começo é ruim, acho que a autora tem certa dificuldade de escrever essa parte.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você!
    Ainda bem que eu não li essa sinopse, (eu acho). :D
    Tenho um costume de ler sempre a ultima linha da ultima página, maaas ainda beeeeeem eu não li desse livro, pq se fizesse pense na raiva que eu ficaria de mim... --' Spoiler-zaço kkk'
    Tipo, o começo tava meio chatinho pra falar a verdade, mas a ansiosidade de sabe o que iria acontecer era muito grande...
    Impossível você não gostar do Haymitch, vi mais preocupado e responsável nesse! :D
    Aaah o "triângulo" amoroso é chato mesmo! Aff.
    Quero muuuuuito o terceiro, mas tô com pena de terminar a série. :(

    ResponderExcluir

  3. Oh! que resenhe perfeita! parabéns.
    só li Jogos Vorazes, e to enrolando para começar a ler Em Chamas, só passando outros livros na frente dele.
    mas não vou negar que to ansioso demais para saber o que vai acontecer :)
    um beijo

    ResponderExcluir
  4. Hoje estou optando por livros que não tenham continuação. Porém, esta é uma trilogia que está na minha lista de espera rs. Minha amiga disse que é muito bom, vale a pena ler. Nõ vou ler essa resenha pois pode conter spoiler do primeiro.. se bem que eu já vi o filme, não sei se é exatamente como no filme.

    ResponderExcluir
  5. Amei a sua resenha!! Eu já li a trilogia tda e não tem como não se apaixonar pelos livros (ou por Peeta kkk'). Eu acho Em Chamas ainda mais surpreendente que Jogos Vorazes, mas meu preferido é o terceiro - A Esperança.

    ResponderExcluir
  6. Gente, que bacana tantas respostas! Muitíssimo obrigada! Vou tantar responder todo mundo *---* (Ps: Esse é outro perfil meu hihi)

    Camila F.
    Eu concordo com você, o romance não era o principal, e foi por isso que me encomodou ela colocar meio livro com a Kat pensando com quem deve ficar, porque deve ficar, mas ela não quer ter filhos, bla bla bla. Foi isso que me irritou, todo o triângulo rolou só com a Katniss pensando HAHAHA.

    Robson Coelho
    Essa sinopse você pode ler tranquilo. Eu tirei o spoilerzinho. O bacana do começo dele é a tensão, o mistério, em volta do que a Capital vai fazer com a Katniss. Isso supera o fato de ele ser muito chato :D

    Rian Bicalho
    Deixa de ser enrolado, Rian! O livro é maravilhoso e bem melhor que Jogos Vorazes.

    Nayara Fonseca
    Comigo não tem jeito, a maioria desse tipo de livro que leio tem continuação. O que é bom, porque se a gente gosta mais da história, tem mais pra ler. O ruim (no meu caso) é que fico querendo comprar um atrás do outro e eu acabo não lendo outros livros por causa disso. Bom, os spoilers que tem de JV você viu no filme, se quiser ler não vai estragar hihi :D

    Yara Lopes
    Obrigada! Eu ainda não li A Esperamça mas já estou maluca para ler *--* Nha, eu gosto muito mais do Haymitch (e agora do Finnick <3)

    ResponderExcluir
  7. A trilogia tem muitos comentários positivos, o que aumenta ainda mais a minha vontade de lê-la. O problema é que eu ando um pouco pobre, devido algumas promoções de livros que ocorreram rs. Estou esperando uma promoção para comprar os três livros de uma vez. Enquanto isso não acontece, vou lendo outros. Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Eu amo a trilogia! Já li os 3 livros e todos são ótimos,Scott W. é foda !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...