O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde


Título: O fantasma de Canterville
Autor: Oscar Wilde
Editora: LeYa
Páginas: 99
Quantas estrelinhas?  4/5

  Quem tem pena de um pobre fantasma?
  Um fantasma de 300 anos assombra o castelo de Canterville, na Inglaterra, de onde nenhum ser vivo ousa se aproximar, exceto os Otis, uma recém-chegada família americana que, mesmo sabendo dos rumores locais, compra a propriedade – para desespero da pobre alma penada, que agora parece mais assustada do que assustadora.
  Originalmente publicada em 1891, esta clássica história de fantasma é assinada por Oscar Wilde, famoso por suas grandes obras e pela ironia com que encarava a sociedade inglesa de sua época. Uma obra-prima que exprime o melhor do autor e que permanece surpreendentemente atual.

  Resolvi ler esse livro meio ao acaso. Encontrei ele na biblioteca, abri, e me encantei pelas ilustrações, então, resolvi ler.  Li duas vezes em dois dias, portanto, podem ver que é uma leitura rápida.
  Conta a história de uma família norte americana que compra uma casa que há muito tempo é assombrada pelo espírito culpado de Sir Simon Canterville que matou sua própria mulher. Primeiramente, a moderna família  - composta pelo casal Otis, seu filho mais velho Washington, a garotinha Virgínia e os gêmeos - não acredita em fantasmas...

  ...e quando passam a ter “contato” com ele não dão a mínima importância, e no fim o fantasma, como já revelou a sinopse, é mais assustado do que assustador. 

  Algo inédito e inacreditável, o fantasma com uma longa lista de crueldades e uma inabalável carreira fantasmagórica de sucesso agora não consegue assombrar uma simples família americana. Só a menina Virgínia, filha do casal Otis, que não gosta nada do assunto. E é ela quem ajuda o fantasma a encontrar a paz.
  “(...) ele me fez ver  o que é a vida, o que a morte significa, e por que o amor é mais forte do que as duas.” pg. 99
  O livro, não se trata de um romance, mas adorei uma trecho do final e vou postá-lo aqui:
“- Pode ficar com seu segredo, desde que eu fique com o seu coração – ele murmurou.                                                                                 - Ele sempre foi seu, (...).” pg. 99

  Um livro bom, pequeno e leve, pra ser lido tranquilamente entre leituras mais densas.


ps. As ilustrações que me encantaram foram feitas por Wesley Rodrigues, e além dessas que postei durante a resenha há muitas outras, e maravilhosas!



2 Comentários

2 Comentários:

  1. Gosto muito do autor, ainda não conhecia esse livro, mas ele parece ser ótimo. Deve ser bem rápido de ler, ainda mais que tem ilustrações, o que deve o tornar mais interessante. Achei muito legal a resenha.

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Este livro está lindo eu tenho o Mágico de Oz desta mesma coleção e é também muito lindo.

    O layout do seu blog é uma graça adorei.

    Vanessa - http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...