Resenha: Sangue de Tinta - Cornelia Funke


Autor: Cornelia Funke
Ano: 2009
Nº de Páginas: 560
Gênero: Fantasia / Infanto Juvenil
Editora: Cia. das Letras
Sinopse: "Sangue De Tinta" dá seguimento à aventura de Meggie e seu pai, Mo, um encadernador de livros que tem o estranho dom de dar vida às palavras dos livros que lê em voz alta, fazendo seres das histórias surgirem à sua frente como que por mágica. No primeiro volume da trilogia "Mundo De Tinta", a língua encantada de Mo traz à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta", e acaba mandando para dentro da trama a mãe da menina. Agora, neste segundo episódio, Meggie dá um jeito de entrar ela mesma no mundo fictício de Coração de tinta, onde tem o prazer de encontrar fadas, príncipes e saltimbancos que dançam com o fogo; e o sofrimento de acompanhar as artimanhas de vilões cruéis e sem misericórdia. Uma jornada sombria, repleta de fantasia e aventura. - Skoob


Atenção, pode conter pequenos spoilers para quem não leu Coração de Tinta.

Enquanto em Coração de Tinta vemos Meggie e Mo retirando personagens de livros, em Sangue de Tinta a história se passa dentro do mundo criado por Fenoglio. Neste ponto da história percebemos que há muito mais no Mundo de Tinta do que apenas aquilo que Fenoglio escreveu. Ele mesmo percebe que a história continuou seu rumo sem precisar dele, mesmo não admitindo que perdeu o controle de seu próprio mundo.

Dedo Empoeirado arruma um jeito de voltar. Meggie, fascinada pelo que a mãe contava sobre o Mundo de Tinta, não resistiu e foi com Farid atrás de Dedo Empoeirado. E, claro, Mo e Resa vão atrás de Meggie.

Como a história reagirá a seus visitantes estranhos, vindos de outro mundo além das palavras? 

Foi essa a pergunta que me fez mais curiosa a respeito da continuação. E a verdade é que se tornou uma bagunça - pelo menos na visão de Fenoglio, que via seus personagens tomando um rumo totalmente diferente daquele que ele escreveu. E ao tentar consertar acaba piorando as coisas!

No geral eu gostei muito. Assim como Coração de Tinta a história é imprevisível. Somos apresentados a novos vilões e personagens que antes eram apenas mencionados. Por ter mais pontos de vista a história deixa de se concentrar tanto em Meggie. Dedo Empoeirado continua sendo meu favorito e as cenas com ele são as melhores. E Mo recebe um novo papel que eu, huumm, adorei.

Quem leu o primeiro sabe que Meggie e Farid estavam caminhando para um romance e ele finalmente acontece, mas eu achei que ficou muito forçado. Do nada eles pá, se apaixonam, estão juntos, sem aviso prévio. E Mo não fala/sente nada, mesmo Meggie tendo acabado de completar treze anos e Farid ser um dos 40 ladrões. O romance não acrescentou nada à história e ficou parecendo que só estava ali porque os fãs queriam.

É um livro longo, mas de leitura fácil. Terminei em poucos dias e o final surpreendente me deixou louca para ler o próximo (e último).

Via Corujinha Leitora
2 Comentários

2 Comentários:

  1. Já li o livro e também achei o final muito bom. Mas acho que o último livro da coleção é o melhor

    ResponderExcluir
  2. Já li Coração de tinta, sangue de tinta infelizmente acabei não achando. Deve ser bom!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...