Título: O fantasma de Canterville
Autor: Oscar Wilde
Editora: LeYa
Páginas: 99
Quem tem pena de um pobre fantasma?
Um fantasma de 300 anos assombra o castelo de Canterville, na Inglaterra, de onde nenhum ser vivo ousa se aproximar, exceto os Otis, uma recém-chegada família americana que, mesmo sabendo dos rumores locais, compra a propriedade – para desespero da pobre alma penada, que agora parece mais assustada do que assustadora.
Originalmente publicada em 1891, esta clássica história de fantasma é assinada por Oscar Wilde, famoso por suas grandes obras e pela ironia com que encarava a sociedade inglesa de sua época. Uma obra-prima que exprime o melhor do autor e que permanece surpreendentemente atual.
Resolvi ler esse livro meio ao acaso. Encontrei ele na biblioteca, abri, e me encantei pelas ilustrações, então, resolvi ler. Li duas vezes em dois dias, portanto, podem ver que é uma leitura rápida.
Conta a história de uma família norte americana que compra uma casa que há muito tempo é assombrada pelo espírito culpado de Sir Simon Canterville que matou sua própria mulher. Primeiramente, a moderna família - composta pelo casal Otis, seu filho mais velho Washington, a garotinha Virgínia e os gêmeos - não acredita em fantasmas...
...e quando passam a ter “contato” com ele não dão a mínima importância, e no fim o fantasma, como já revelou a sinopse, é mais assustado do que assustador.
Algo inédito e inacreditável, o fantasma com uma longa lista de crueldades e uma inabalável carreira fantasmagórica de sucesso agora não consegue assombrar uma simples família americana. Só a menina Virgínia, filha do casal Otis, que não gosta nada do assunto. E é ela quem ajuda o fantasma a encontrar a paz.
“(...) ele me fez ver o que é a vida, o que a morte significa, e por que o amor é mais forte do que as duas.” pg. 99
O livro, não se trata de um romance, mas adorei uma trecho do final e vou postá-lo aqui:
“- Pode ficar com seu segredo, desde que eu fique com o seu coração – ele murmurou. - Ele sempre foi seu, (...).” pg. 99
Um livro bom, pequeno e leve, pra ser lido tranquilamente entre leituras mais densas.
Gosto muito do autor, ainda não conhecia esse livro, mas ele parece ser ótimo. Deve ser bem rápido de ler, ainda mais que tem ilustrações, o que deve o tornar mais interessante. Achei muito legal a resenha.
ResponderExcluirhttp://entrepaginasdelivros.blogspot.com/
Este livro está lindo eu tenho o Mágico de Oz desta mesma coleção e é também muito lindo.
ResponderExcluirO layout do seu blog é uma graça adorei.
Vanessa - http://balaiodelivros.blogspot.com/